Olhos: Descolamento da retina.

descolamento da retina

A Retina é um tecido fino formado por células nervosas que ficam localizadas no fundo dos olhos. Nos olhos existem um gel chamado vítreo, que fica na retina desde o nascimento. Contudo, após o envelhecimento o vítreo começa a se desgrudar da retina, ocasionando seu deslocamento. Com isso, através dessa ruptura o gel vítreo acaba entrando na retina e gerando também seu deslocamento.

Quais são os sintomas?

Um dos principais sintomas são fleches, perda de um campo e moscas na visão.

Fleches, são algumas luzes que aparecem na visão, todavia, isso acaba acontecendo, pois, a velocidade do gel vítreo sobe em cima da retina, estimulando e gerando a visão de flash. 

Moscas na visão (Moscas-volantes) são algumas imagens na visão que geram a sensação de insetos, portanto, pode ser grande, pequena e pode ter vários formatos como circular, formato irregular.

Perda no campo de visão, provavelmente já aconteceu o deslocamento da retina. Após isso, se pessoa se queixa que não enxerga o chão, mas enxerga a cabeça das pessoas, podemos inferir que provavelmente a parte de cima da retina está descolada.

Qual o tratamento do descolamento de retina?

Sempre é necessária uma consulta medica para ajudar nesse sentido. Contudo, no caso da ruptura retiniana, ainda sem descolamento, a foto coagulação a laser pode ser feita. Com isso, caso seja diagnosticado, não tem saida a não ser a cirurgia.

Como é a recuperação e repouso após a cirurgia de descolamento de retina?

Solicitado ao paciente que realizem um repouso de duas semanas, contudo nesse período deve evitar esforço físico, relação sexual e atividades de casa. Todavia, a leitura e a alimentação são liberadas.

Portanto, o cuidado em resolver o descolamento de retina está conectado ao tipo, gravidade e extensão do caso. De várias formas, é muito importante seguir com os cuidados paliativos e sempre contatar seu oftalmologista para registrar seu caso.

Fonte: https://clinicaroisman.com.br

Você ainda pode gostar: