Com o avanço tecnológico, vão aparecendo tantas cobranças inapropriadas, ofertas de créditos e páginas de fraude para registro do MEI, estão entre várias armadilhas direcionadas a pequenos empreendimentos no Brasil, segundo o próprio instituto SEBRAE. Com isso, a recomendação para as empresas pequenas a fim de evitar transtornos e não acessar links duvidosos e utilizar apenas o serviços disponíveis pelo próprio governo.
Sites falsos para registro do MEI
Vários golpistas acabam criando diversos sites que imitam de uma forma incrível (diga-se de passagem) a página oficial do governo para registro do MEI. Essas plataformas levam os visitantes a terem o pensamento, sendo obrigados a pagar uma quantia para ter sua oficialização. Contudo, o próprio serviço é totalmente gratuito e acessível no portal do empreendedor. Para ter acesso é só acessar o login através pagina conta.gov.br.
Boletos de cobranças indevidas
Todo mês, as micras empresários são obrigados a efetuar um pagamento ao DAS (documento de arrecadação do Simples nacional), o que te dá a segurança de benefícios previdenciários mantendo suas obrigações fiscais em ordem. Contudo, esses golpistas estão se aproveitando disso e falsificando até esses boletos utilizando o logotipo fazendo com o que as pessoas acabam pagando o boleto errado, eles acabam entrando em contato por WhatsApp, e-mails, abrangendo Dos fraudulentos e cobranças de dívidas que não existem.
Pedidos de correção
Um dos golpes mais frequentes são os envios de mensagens eletrônicas solicitando ajustes na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI). Esse documento é um arquivo que o empresário acaba reportando referente ao valor da sua receita do ano anterior. Juntamente nessas mensagens de golpe, eles alegam erros na declaração e acabam inserindo links para comprometer o computador da vítima.
Ofertas atraentes de financiamento
Além disso, esses golpistas têm se comunicado com os empresários para apresentar empréstimos com opções de créditos totalmente falsas. Todavia, essas ofertas são muito atraentes, apresentando oportunidades de jutos muito abaixo do mercado. Geralmente eles enviam mensagens, fazem chamadas telefônicas. Com isso, se a vítima acaba aceitando esse empréstimo, ela acaba fornecendo dados pessoais para esses golpistas e em várias situações acaba, pagando um valor para supostos montantes.
Caso o empresário precise de crédito ou empréstimos, deve ir atrás de empresas e instituições financeiras estabelecidas no mercado, aconselhado presencialmente.
Se o MEI já foi vítima de um golpe, deve abrir um boletim de ocorrência e denunciar na ouvidoria.
Você ainda pode gostar de:
- A Arte da Compostagem: A Transformação de Resíduos.
- Implante Capilar: Crescimento moderno.
- Monte Verde: Um Refúgio em Minas Gerais
- Imposto de Renda: um guia em sua declaração.
- Abono Salarial 2025-Já disponível para consulta.