Gastronomia da Bahia: Pratos Típicos.

gastronomia da bahia

A gastronomia da Bahia é especial e emblemática com seus temperos e iguarias sensacionais, contudo, é conhecido pelo seu sabor característico, pela utilização de ingredientes frescos e especiarias fortes como óleo de palma, leite de coco, pimenta e ervas aromáticas.

Gastronomia da Bahia: Acarajé

Bolo de ervilha frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, caruru, camarão seco e às vezes salada. Além disso, é uma iguaria de origem africana e muito associada ao culto do Candomblé.

Gastronomia da Bahia: Vatapá

Creme feito de pão, leite de coco, amendoim, castanha de caju, camarão seco, óleo de palma e especiarias. Com isso, somando em algumas vezes com um Acarajé, dá até água na boca.

Gastronomia da Bahia: Carura

Prato de quiabo cozido com camarão seco, azeite de dendê e temperos. Porém, é tradicionalmente servido em festas religiosas como Caruru de Cosme e Damião.

Gastronomia da Bahia: Moqueca baiana

Ensopado de peixe ou frutos-do-mar feito com leite de coco, azeite de dendê, cebola, tomate, pimentão e coentro. Todavia, ao contrário da moqueca capixaba, a baiana utiliza azeite de dendê e leite de coco para dar seu sabor característico.

Geleia de tapioca e cocada.

A Bahia é rica em doces feitos de coco e tapioca, como a cocada (branca ou assada) e o bolo de tapioca.

Pudim

Doces feitos com gema de ovo, açúcar e coco ralado de origem portuguesa, portanto, ganharam lugar na mesa dos baianos.

Bebidas típicas

Cachaça e Batidas: Elaboradas com frutas tropicais como maracujá, coco e cajá.

Munguzá: Bebida doce feita de milho fervido com leite de coco e especiarias, semelhante à canjica.

A gastronomia da Bahia também é conhecida por suas festas e tradições onde a comida tem papel central, como o São João, o Carnaval e as festas de Iemanjá. Portanto, uma visita à Bahia é uma experiência sensorial caracterizada por alegria, cultura e sabores únicos. 😊

Você pode gostar de: